segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Para uma boa leitura!

É com grande satisfação que divulgo a chegada ao mercado literário de dois livros que abordam questões culturais ligadas a práticas populares na cidade do Rio de Janeiro e que lançam luz sobre aspectos fundamentais da identidade de nossa gente.
Ambos foram lançados no dia 1º de setembro, no auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro, no Catete, Rio de Janeiro. Os livros "A Bandeira e a Máscara: a circulação de objetos rituais nas Folias de Reis", de Daniel Bitter, e "A dança nobre do Carnaval", de Renata de Sá Gonçalves, trazem ao leitor os circuitos daqueles que fazem, dançam, tocam, aprendem e realizam suas tradições artísticas como importantes agentes culturais contemporâneos. Por meio da ação dos objetos materiais como a máscara e a bandeira, manipulados por foliões de reis e devotos, ou o pavilhão das escolas de samba que dá vida ao casal de mestre-sala e porta-bandeira, os autores descortinam a cultura popular pelo viés dinâmico de suas atuações. Estes trabalhos etnográficos colocam em foco as diferentes possibilidades de inserção social dos indivíduos e a diversidade das manifestações culturais na cidade do Rio de Janeiro.
Fica aqui a dica de uma boa leitura!
O lançamento é uma realização do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular / IPHAN / Ministério da Cultura e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS / UFRJ, em parceria com a Capes e a Associação Cultural Caburé.

Um comentário: