quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Enredo do meu samba!

.
Em 1987, aos cinco anos de idade.

Sempre gostei de carnaval e samba. Era muito pequenina e tinha de acompanhar de longe, através das histórias contadas por meu avô, minha avó, meus tios e minha mãe - que narrava suas memórias a cerca do tempo em que era obrigada à desfilar na Estação Primeira de Mangueira. Além deles, era a televisão que trazia para dentro da minha casa, a festa colorida que ocorria na passarela e fazia de mim espectadora assídua dos desfiles das escolas cariocas.
Com o tempo, uma das escolas que acompanhava pela tv, passou a fazer parte da minha vida por preocupação e saudade. Esses sentimentos surgiam na época em que o samba e o trabalho do carnaval tornavam-se ativo na vida de meu pai – nesse periodo diretor de harmonia - e fazia do nome “Acadêmicos do Grande Rio” um conjunto de palavras constantemente repetidos nos assuntos da casa. Foi no seio familiar que descobri, ou melhor, ouvi falar, da escola do qual anos mais tarde feito brincadeira de criança, eu seria integrante.
Para o carnaval de 1993, algumas crianças da minha rua inscreveram-se em alas infantis da agremiação de Caxias. Umas foram deslocadas para a ala das crianças, outras, passista mirins, e eu, baianinha. Nesse carnaval realizei meu primeiro desfile aos 10 anos de idade inaugurando uma nova fase em minha vida. Era naquele universo, na correria das crianças pela quadra, que descobriria uma “infância” que hoje recordo com saudade!

Meu desfile de estréia: No mundo da lua em 1993.

Chegado o carnaval seguinte, a escola não apresentou alas destinadas à crianças, e minha única opção era desfilar como passista mirim. Mesmo envergonhada, em 1994 - no embalo das amigas - cruzei a avenida de passista! No carnaval de 1995 não houve segmento infantil - só o quadro de mestre-sala e porta-bandeira mirins permaneceu como opção. Nesse ano, não desfilei. Lembro-me que a Grande Rio apresentou-se no domingo, e ao lado de uma amiga - a Michele - assisti ao desfile da escola aos prantos pela TV, que àquela altura, não mais transmitia a alegria que eu sabia existir lá. Para amenizar nossa tristeza, meu tio Jorge - que desfilava na Comissão de Frente da escola - nos levou para assistirmos aos desfiles de segunda-feira na Marquês onde a Imperatriz Leopoldinense sagrou-se campeã do carnaval.
No ano seguinte, a escola permaneceu sem a ala de crianças e baianinhas. As opções eram a ala de passistas mirins, ou, conseguir uma vaga no seleto quadro de mestre-sala e porta- bandeira mirim. Como não mais queria ficar de fora, e a vergonha me impedia de repetir a experiência de ser passista, a possibilidade de desfilar carregando uma bandeira passou a povoar minha mente.


Ao lado do meu avô Xango da Magueira.

Para minha sorte, as vagas estavam abertas e o Diretor de Harmonia Candimba - que sabia que eu dançava - comentou com meu pai sobre as vagas disponíveis solicitando que eu fosse à um ensaio.
Nossa! (rs) foi muito engraçado tornar-se uma porta-bandeira. Como não tinha noção de como eram os procedimentos em relação à dança, apareci no ensaio de tênis e bermuda (rs). Não sabia o mínimo e desconhecia que tinha de levar saia e sapato próprio para a dança. Na hora, deram um jeito e algumas meninas antigas da ala me emprestaram o que tinham.Tive dificuldades, ficava tonta, mas com a paciência e o auxilio de pessoas como Jaqueline e Bruna – a segunda, era a 3ª porta- bandeira na época - aprendi muita coisa.
Então, tornei-me porta-bandeira aos 12 anos para em 1996 começar minha trajetória como condutora do pavilhão da escola onde aprendi meu oficio. Este foi o único ano em que o quadro desfilou com 6 casais, meu mestre-sala foi o Eduardo - que me ajudou a ter noção da dança de casal e me incentivou – com quem dancei por 2 anos (1996-1997) para em meu último ano na ala aprediz (1998) fazer par com o Peixinho.


O ultimo ano no quadro mirim.

Nesses três anos de quadro sempre tive o apoio do Sr. Marcos, do Edson e da D.Gina que algumas vezes me indicavam para o Diretor de Carnaval e Vice- Presidente da escola Milton Perácio ( o Pepê para mim ) para substituir a 2ª ou a 3ª porta- bandeira quando elas não podiam estar presentes.
Assim, fui indicada ao lado da Renata – atual segunda porta bandeira da agremiação caxiense - para participar de um concurso fechado para a escolha da 2ª e 3ª porta- bandeira da escola. Só indicação já foi motivo de alegria para mim! O concurso durou 2 meses e no dia 05 de dezembro de 1998 fui escolhida para formar ao lado do Márcio, o 2º casal da escola durante os anos de 1999, 2000 e 2001.
Em maio de 2001 a escola realizou a festa “Os Melhores da Grande Rio” e no final do encontro, para minha surpresa, o Pepê chamou à mim e ao meu pai, para conversar e explicar que eu teria de fazer uma apresentação ao lado do Sidclei – primeiro mestre sala da escola - e que seria nessa apresentação, que o Presidente de honra Jayder Soares e o Presidente Administrativo Helinho de Oliveira iriam decidir se eu poderia me tornar a primeira porta bandeira da escola e atravessar a avenida sendo avaliada pelo júri do carnaval.
A apresentação se deu na festa do sorteio da ordem dos desfiles realizada na quadra da Imperatriz Leopoldinense. Para minha surpresa e alegria fui escolhida, para no carnaval de 2002 fazer minha estréia, aos 19 anos, formando o 1º casal da escola com o mestre-sala Sidclei.


A estreia como primeira porta-bandeira em 2002.

Desde então venho me dedicando à escola e à dança, buscando sempre aprender um pouco mais, me espelhando nas grandes portas- bandeiras que passam, e nas que já passaram pela avenida que virou palco para minhas evoluções. Ali, vivi momentos de grandes alegrias com minha escola, como foi o nosso 3º lugar em 2003, - um sonho para todos os Caxienses que viram a volta da Grande Rio no desfile das campeãs pela 1ª vez – tive meu trabalho reconhecido ao receber premiações - em 2006 e 2009 fui agraciada com o prêmio Tamborim de Ouro do jornal O Dia de melhor casal de mestre- sala e porta- bandeira – e onde, em 2010 me preparo para completar nove anos como guardiã do pavilhão, dedicando-me ao sonho que venho buscando há algum tempo, que é garantir pontuação máxima e soltar o grito de campeã preso na garganta da minha comunidade.

Momentos de concentração para o desfile de 2009.

11 comentários:

  1. Amiga parabens , ta lindo , amei sua história

    ResponderExcluir
  2. Uma linda trajetória, de baianinha até chegar a uma grande Porta-Bandeira, e olha que ainda vem fortes emoções por ai heim? Se Deus quiser 2010 vamos chegar ao nosso tão sonhando título!

    ResponderExcluir
  3. Amei sua história...O blog está demais...
    Adoro ver as fotos coloque sempre!!!!
    bjs natália

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post, e as fotos estão lindas, sucesso bonita !
    Beijos da Thay

    ResponderExcluir
  5. Amiga bandeira, você é linda, talentosa, poderosa, humilde e sua históriia e perfeita! Você não é 10, nem 40, é nota 1000. Sou sua fã!
    Beijos, Alessandra Chagas!

    ResponderExcluir
  6. Como diz o nosso Maestro do samba.. VC É 10,10,10 E MAIS deiiiiiiiis SEMPRE! Vc merece tudo de bom em sua carreira, q a cada ano vc consiga aprender e conhecer mais oq é a dança.. E concerteza né..passar tudo aqui pra sua filhota.rsrs.Sua história me emocionouu,na hora do tênis e da bermuda eu dei altas gargalhadas em meu quarto (sabe como sou exagerada né.rs,na hora da declaração em dizer q vc iria ser avaliada pelos "patrões" pra ver se seria a 1º da escola..me emocionei por demais..ainda ñ sei o pq,mas qnd eu descobrir postarei aqui.Beijos e mais beijos da sua filhota q te ama muito! Vc pode contar comigo smp.. SUCESSO, ARRAZA NEM!rs

    ResponderExcluir
  7. Que coisa mais Linda é sua história heiin Squelzinha,ameii de vdd quem vê vc assim hoje nem imagina quem tem uma histórias dessas pra contar .. Eu amei msm, a melhor parte é qnd vc fala qe chega no ensaio de Bermuda e Tênis, Bem engraçada essa parte,rsrsrsrs;
    Que vc tenha muiiiiiiito sucesso no seu caminho
    pqe vc merece !

    ResponderExcluir
  8. Esqueceu de falar de quando saiu empurrando carro no Boi da Ilha.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Nossa amiga seu blog está encantador
    Que deus continue lhe abençoando e que vc continue sendo essa pessoa maravilhosa!!!!
    E como sempre falo ... pra mim vc é a melhor porta bandeira do mundo!!!!!!
    bjss
    Fatinha

    ResponderExcluir
  11. Acho que vc lutou e conseguiu. parabéns a vc e todo seu tradalho e cotinue assim á frente do GRANDE RIO ; uma escola que mostra que tem garra coragem e vai com tudo.


    Ah, só descobri seu blog por causa de um jornal que estava bombando e realmente estar

    PARABÉNS...



    meu msn karlos_kamila@hotmail.com

    se puder me acc la tah

    ResponderExcluir