terça-feira, 15 de setembro de 2009

Começando por Caxias!

.



Minha primeira postagem vem dar boas vindas aos que chegam! Mais do que falar exclusivamente sobre mim, o blog quer falar do universo do qual eu faço parte. Espero sugestões para que juntos possamos falar de samba, memória e carnaval. O começo sempre é difícil, e aqui estou eu para dar partida nisso! Mas começar por onde? Pelo que? Eis que me vem a idéia de falar sobre a memória do “meu lugar”.
Todos contam as estórias de seus bairros e comunidades. Muito se fala sobre a ocupação do morro da Mangueira, da vida rural na “velha” Madureira, dos morros da Serrinha, Salgueiro e Macacos! Locais que originaram pólos de irradiação das tradições do samba – pois de lá surgiram respectivamente: Mangueira, Portela, Império Serrano, Salgueiro, e Vila Isabel – essas localidades tem a história da ocupação de seu território fartamente divulgada por contribuírem para o avanço das tradições do samba e do carnaval carioca, ainda no início da construção desse universo.
Seguindo essa linha, venho falar um pouco da história de Duque de Caxias, lugar onde cresci, e descobri as primeiras “lições” do samba. Caxias tem um ponto em comum com a história da ocupação das comunidades que gerariam pólos de cultura do samba: Sua ocupação mais expressiva se dá no contexto das modificações urbanas ocorridas em virtude da implantação da linha férrea, e das reformas urbanísticas do governo Pereira Passos.
Em 1886 era inaugurado o trecho ferroviário que ligava a cidade do Rio de Janeiro à estação de Meriti. Meriti foi a estação que originária anos mais tarde o que seria o embrião do atual município de Duque de Caxias. Povoado que servia apenas como centro de escoamento de umas poucas propriedades rurais que se dedicavam ao fabrico de carvão e à extração de lenha, nos anos que viriam a região começaria a sentir os efeitos da expansão urbana que se anunciava.
Dados estatísticos revelam que em 1910, a população era de 800 pessoas, passando em 1920, para 2920. O rápido crescimento populacional é atribuído ao fato das terras da Baixada servirem para aliviar as pressões demográficas da Cidade do Rio de Janeiro, já prenunciadas no “Bota Baixo” do prefeito Pereira Passos que com suas obras modernizadoras desapropriou a população do centro do Rio forçando-a a ocupar as encostas do morro e as terras que se estendiam ao longo da linha férrea .
“O primeiro loteamento feito em Meriti foi realizado pelo engenheiro Abel Furquim Mendes, que em 1918 dividiu uma área ao longo da via férrea, entre as ruas Pinto Soares e Manoel Reis” … “cujo lotes foram oferecidos a cinqüenta mil réis cada”.
O fracionamento e loteamento das antigas propriedades rurais deram origem aos nossos primeiros bairros. Quem dá partida a esse processo e inaugura esse momento histórico é o bairro da Vila Centenária, de propriedade de D. Francisca Tomé. A seguir, veio o loteamento da Vila Itamarati, de propriedade de Antônio Gonçalves Ferreira Neto, que hoje constitui o bairro Itatiaia e o terceiro loteamento, foi o do Parque Lafaiete.
Com o tempo, apesar da população passar a chamar a localidade de Duque de Caxias - por haver sido descoberto nesta região, o local de nascimento do herói nacional, localizado na fazenda São Paulo, bairro da Taquara - o nome de Merity continuava denominando a estação local. Por Liderança do Dr. Manoel Reis, influente político em “Iguassú”, município ao qual pertencia Merity, foi feito em 1932 um “abaixo-assinado” ao então interventor do estado Dr. Plínio Casado, pedindo “a troca das tabuletas” da antiga estação. O Correio de Iguassú, “vanguardeiro das grandes causas”, assim registrou o “grandioso” evento no dia 22 de maio de 1932. “Apesar de oficializada a nova designação, o nome de Merity continuava no alto da Estação local, causando a mais justa estranheza”. Procurando corrigir essa verdadeira anomalia, o Sr. Jayme Fischer Gambôa entrou em entendimento com os diretores da Companhia, não lhe sendo difícil conseguir aquiescência imediata para a mudança da referida tabuleta.
Em 31 de dezembro de 1943, através do Decreto nº 1055, foi criado o Município de Duque de Caxias, mesmo que, somente em 1947, fora eleito o primeiro prefeito por voto popular, tendo a Câmara Municipal sido instalada no mesmo ano.
Espero ter começado bem, e, mesmo que de maneira breve, ter contribuído para passar adiante um pouco de parte dessa história construída por gente comum, por gente que aqui veio criar raiz, e em 65 anos de existência, transformou Caxias num dos municípios mais importantes do Estado e do País!

Bibliografia: Site da prefeitura de Duque de Caxias/ Ensaio de Guilherme Peres, pesquisador e membro do IPAHB / GOULART (Sílvio, “Correio de Iguassu” nº 59, Nova Iguassu, 1932, RJ),e TORRES (Rogério, “As histórias de machadinho”, Revista Caxias Magazine nº 175, Duque de Caxias,2000, RJ)

15 comentários:

  1. Começou muito bem! Não dizem que tudo na vida precisa de uma base ,um chão p/ subir ? Então ,nada melhor do q falar d seu lugar!Que serve como passarela para um grande valor q é vc minha miga! grande beijo !parabénssssss pela sua iniciativa! conte comigo!:)bjs carina!

    ResponderExcluir
  2. Ola!! Squel!!
    Poderia me informar o seu endereço de E-Mail. O meu é esse. igor.munarim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa iniciativa de fazer um Blog falando de nossa realidade como sambista e das curiosidades de nossa "Caxias".Estou aprendendo mt nesse meado..rsrs.Mãezinha estou com vc!Obrigada por sua iniciativa em querer q eu conheça um pouco mais do nosso samba e nosso carnaval.Amo vc :)

    ResponderExcluir
  4. "Vou Falar da Minha Terra..Minha Fonte de Riqueza..."
    Que bela iniciativa,minha rainha! Que espaço contribua bastante com informações do nosso carnaval!

    Voilá Squel!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa.
    É muitas informações do passado, do presente e que no futuro elas estejão vivas e na m~]ao daqueles que quiserem aprecia-lás.
    Juntos seremos forte.

    AGOGOSAMBACARNAVAL.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por esse grande passo para a memória do samba. Eu como estaciano, amigo do Sidclei e fã do trabalho de vocês, voltarei sempre por aqui para aprender mais. Abraços

    ResponderExcluir
  7. SOU SEU FÃ NUMERO 1 ...
    Tenho um carinho enorme por vc ...
    A Melhor PORTA BANDEIRA DO BRASIL ...
    Inteligente Bonita e Humilde.

    Um Beijo do seu amigo Moraes ( Ala Musical Gaviões da Fiel )

    ResponderExcluir
  8. Bem querida você não me conhece , mas ano passado desilei como segunda da ilha e atualmente estou participando do concurso para voltar a ilha, organizado pela Babi , então amo todas as porta- bandeiras que me rodeiam e acho vocÊ uma porta bandeira de classe, simpática , pois ja ti vi dançando várias vezes, e amo cada roupa e fantasia que vocÊ veste.
    é muito bom pra quem esta começando nesse meio pode contar e se inspirar em pessoas como você.
    Parabéns pelo blog e agora vou acompanhar sempre!
    e assim que puder venha prestigiar o concurso na ilha e da uma forcinha pra mim e para guga que é meu parceiro. E sem falar na Babi que é minha musa inspiradoura.
    um forte abraço e muito sucesso na sua vida!!
    Natália

    ResponderExcluir
  9. SQUEL
    AMIGA, NÓS MULHERES PASSISTAS E PORTA BANDEIRAS DO CARNAVAL DO RIO E DE SÃO PAULO, TEMOS VOCÊ COMO ÍDOLA, MODELO, EXEMPLO A SER SEGUIDO
    PORTANTO AMIGA, ESTAREMOS COM VOCÊ EM TUDO O QUE FIZER OU PARTICIPAR, TORCENDO PELO SEU SUCESSO,
    POIS PELO SEU CARATER, DIGNIDADE, HUMILDADE, COMPETENCIA, VOCÊ CONQUISTA QUALQUER UM
    TE AMAMOS, NOSSA IRMÃ DE CARNAVAL

    ResponderExcluir
  10. Parabéns!!!! Seu blog está lindo!!!!!
    Ale Chagas!

    ResponderExcluir
  11. Eu amei de verdade esse blog, nd melhor que vc pra começar falando de Caxias,agora com essa iniciativa vamos conhecer mais um pouquinho e valorizarmos mais isso;E como disse a Ingrid estou aprendendo bastante com vc nesse meado msm, hahahahaha !
    Amoo vc Squelzinha e parabéens poor essa iniciativa MARAvilhosa!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Squel...
    Você é maravilhosa é uma pena eu ainda não te conhecer pessoalmente pois gosto muito de você, as pessoas ditam você como tudo mais é porque eles ainda não conhecem nada de você!
    Quero dizer que você pode até sair da Grande Rio algum dia mais para mim você sempre será a 1° Porta Bandeira da Grande Rio.
    Te Adoro e sou seu fã.
    Beijos..

    ResponderExcluir